Ouça a Narração
Bem vindo à Forja. Vamos falar da Jabuticabeira do Lula.
Todos que conhecem ao Luís Inácio da Silva, vulgo Lula, sabem que o velho caudilho não costuma dar ponto sem nó. Tudo o que ele diz ou faz, as frases soltas sem nenhum sentido aparente, principalmente os vídeos que publica, tem algum significado, muitas vezes cercado de um simbolismo só alcançado por pessoas muito próximas, que o conhecem bem, ou raramente, hermeticamente fechado nos limites de sua própria mente maquiavélica.
Neste contexto, a jabuticabeira é um caso clássico e bastante representativo de como Lula usa seus atos simbólicos para mandar recados aos seus aliados e até mesmo para os seus adversários políticos, porque não é a primeira vez que ele usa esta metáfora.
A narrativa petista conta que Lula teria plantado a tal jabuticabeira dos vídeos durante seu segundo mandato entre 2007 e 2010 e este detalhe é importante para começarmos a entender seu uso nos dois casos.
A primeira vez que Lula publicou um vídeo comendo jabuticabas, também foi gravado pela primeira-dama, dona Rosângela da Silva, vulgo Janja, numa situação tão inusitada que poucos se lembram.
Naquele vídeo Lula usava a Faixa Presidencial, logo após o desfile militar de 7 de setembro de 2023 realizado em Brasília, quando todos os Comandantes Militares tinham acabado de lhe render honras e continências como Comandante em Chefe das Forças Armadas. Lula então disse que "quem planta colhe".
O presidente estava evidentemente se gabando de seu feito, por ter chegado de novo à presidência, quando muitos deram sua carreira política por encerrada após sua prisão acusado de corrupção.
A jabuticabeira simbolizava naquele momento os conchavos que Lula realizou em seus dois primeiros mandatos, colocando pessoas em pontos estratégicos do Governo, notadamente no Supremo Tribunal Federal, mas também em cargos menos notados dentro do chamado "deep state", que é a máquina pública, com seus funcionários de grande e médio escalão, que fizeram o que puderam para dificultar o Governo do Bolsonaro. Era também um vídeo de reconhecimento e agradecimento. A jabuticabeira de Lula tinha dado seus frutos.
O vídeo recente é em tudo quase igual ao primeiro, mas nesse Lula se apresenta mais informal, como se estivesse indo ou vindo de uma caminhada, vestido com um agasalho esportivo que passaria despercebido para a maioria, se não fosse por um detalhe, que ele faz questão de enfatizar quase apontando para ele, mas que só faz sentido para quem está prestando atenção.:
O logotipo da Peak Sport Products Co Limited, a empresa chinesa que é uma das grandes fabricantes e revendedoras mundiais de material esportivo, fornecedora e patrocinadora de seleções nacionais e times de futebol, bem como de seleções olímpicas. Ainda é uma das principais exportadoras de materiais ligados à prática do Basquetebol dos Estados Unidos, sobretudo para times e federações ligadas à NBA, mas pode perder esse mercado com a ameaça das sanções americanas à China.
O logotipo é mais um dos símbolos usados por Lula, num recado direto para o Trump, referindo-se aos acordos e parcerias internacionais, formais ou informais, que Lula tem firmado ao longo de seus mandatos, alguns com os termos resguardados por sigilos injustificáveis à luz republicana.
É a jabuticabeira mundial que Lula plantou e tem regado com muito carinho.
Um aviso, que pode ser também tomado como uma ameaça, de que ele não estaria sozinho e que não seria um bom negócio mexer com ele. Pode também estar falando de passagem do "deep state" americano, que tem lá plantados muitos funcionários que são contra o Trump e farão o que for possível para tornar seu mandato um inferno burocrático, como fizeram com Bolsonaro, até ele ser posto para fora da Presidência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário será respondido em breve.