. História - Autor Anônimo e Desconhecido História - Autor Anônimo e Desconhecido ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

História - Autor Anônimo e Desconhecido

Ouça a Narração

 

Paulo Gomes


Bem vindo à Forja ... Vamos falar de História - Autor Anônimo e Desconhecido     Eu já contei há muito tempo a MINHA HISTÓRIA NO ORKUT, onde abordei o começo de tudo e a minha ideia de criar este BLOG. Este artigo é complementar àquele e eu recomendo que você clique no link para ler a história do começo. Agora eu preciso recontar uma parte da epopeia para explicar a alguns leitores curiosos o motivo de haver artigos e até páginas fixas creditados a autores anônimos ou desconhecidos neste BLOG. Está curioso? Então fica confortável que vem mais um pouco de História, com H maiúsculo.


Era o ano de 2005 e o ORKUT despontava como o prenúncio de tudo o que as redes sociais viriam a significar no presente. Ter um perfil no ORKUT era a melhor coisa da época. Podíamos nos comunicar com pessoas de várias regiões no Brasil e no mundo, encontrar amigos que há muito tempo não víamos.

Nos reuníamos em grupos e comunidades de pessoas com interesses comuns e debatíamos entre nós os mais diversos assuntos. Cultura, educação, política, religião, artes, ciência ... Enfim, nada escapava do alcance de nossas opiniões. Haviam grupos mais generalistas e outros mais específicos e nós transitávamos entre eles, sempre levando conosco qualquer informação relevante que aprendíamos uns com os outros.

Os grupos claramente identificados com a religião cristã chegavam a ter mais de 2 ou 3 milhões de participantes e eram evidentemente de maioria conservadora nos costumes. Mas sempre estavam entre eles os chamados TROLLS, pessoas que entravam nestes grupos para escarnecer e tripudiar das crenças alheias e eram aceitos tranquilamente, porque movimentavam os grupos com suas postagens, gerando excelentes discussões com milhares de interações.


Nós éramos relevantes na internet, bem antes de inventarem os algorítmos. Eu tive a honra e o prazer de ser mediador e moderador de um destes grupos, como já contei (veja o link acima) e encarava minha função com serenidade.

Foi por volta de 2008 e 2009 que começou uma mudança radical no direcionamento do debate. Nesta época as notícias de um grande esquema de corrupção capaz de abalar a República tomou conta dos noticiários. Praticamente só se falava do MENSALÃO na mídia e isso repercutia no ORKUT. A Política praticamente tomou conta do debate e logo os TROLLS passaram a ser os que discordavam da maioria, com argumentos muitas vezes falaciosos para defender o Governo.

O que nós não sabíamos naquela época da inocência é que os radicais defensores do Governo estavam se reunindo em grupos organizados, formando verdadeiras milícias digitais para nos atacar. Quando um deles levantava um tópico havia uma invasão de outros para calar as vozes dissonantes, muitas vezes com ataques violentos contra quem soubesse argumentar. Nesta época eu tive muito trabalho como mediador. Eles organizavam ataques com denúncias em massa para derrubar perfis de pessoas que consideravam como líderes dos conservadores insatisfeitos com o rumo dos escândalos.

Eu precisei criar um perfil secundário para escapar dos ataques e preservar meu histórico, porque quando éramos deletados todos os registros das pessoas se perdiam. Era como se nunca tivéssemos existido na plataforma. Embora eles fossem minoria, era uma minoria barulhenta e organizada que conseguia nos sufocar com seus ataques.

Foi com este perfil secundário que eu criei a FORJA DE HEFESTOS. O perfil perdeu sua função de proteção quando migramos para o FACEBOOK, eventualmente deixou de existir junto com o ORKUT e a partir daí eu assumi o BLOG com o meu verdadeiro nome. Por isso muitos artigos e páginas mais antigas do BLOG não tem um autor identificado, mas vocês podem ter certeza que sou eu mesmo (Vejam meu perfil de apresentação no rodapé desta página).

Muita gente se pergunta onde estavam os "bolsonaristas" antes de Bolsonaro despontar como candidato viável à Presidência da República e a onda conservadora tomar de assalto o cenário político com suas palavras de ordem.

Pois em verdade eu lhes digo: MUITO PRAZER! Somos nós!   


Os que estávamos espalhados pelas redes sociais que vieram depois, desde o fim do ORKUT. Os que fomos atacados pelas hordas da milícia digital e nunca tivemos a ideia de nos organizar e contra-atacar essas minorias barulhentas que nos perseguiam. Até que Bolsonaro nos reuniu e mostrou nossa verdadeira força. Uma força, um poder que emana de um povo capaz de eleger um Presidente e lutar pelo ideiais de LIBERDADE, PÁTRIA E FAMÍLIA

Eu contei esta História para que vocês saibam, onde quer que vocês se encontrem, que não estão sozinhos. Que nós ainda estamos aqui, onde sempre estivemos. Essa História ainda não chegou ao final que desejamos, mas seu fim é inexorável e o futuro nos é promissor.
________________________________________________

A imagem que ilustra este artigo é um dos autoretratos que usei como foto do meu perfil alternativo no ORKUT
Compartilhe:

3 comentários:

  1. Colocaram a pecha de bolsonarista em todos os conservadores para demonizar e taxar todos que se contrapõe aos horrores e práticas nefastas do comunismo / socialismo, de extremistas de direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como quando éramos crianças, devemos ignorar os apelidos que inventam para nós e mesmo incorporá-los até que se cansem de usá-los.

      O que verdadeiramente importa é a nossa essência e aquilo que acreditamos ser o certo. Isso eles não podem tirar de nós, chamem-nos como quiserem chamar.

      Obrigado amigo pelo seu comentário.
      Você é muito bem vindo.

      Excluir
  2. Exatamente. Para mim isso é um processo em que estas forças tentam despersonalizar formas espontâneas de questionamentos e críticas ao modelo que estão tentando impôr. Seguimos.

    ResponderExcluir

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

POLÍTICA - A GUERRA NA UCRÂNIA

  Quem será o maior derrotado no conflito na Ucrânia? Haverá vencedores? O que dizem os especialistas? Hoje, dia 15 de março de 2022, se com...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Blog

Postagens mais visitadas