. JORNALISMO - O CONTROLE DA MÍDIA JORNALISMO - O CONTROLE DA MÍDIA ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

JORNALISMO - O CONTROLE DA MÍDIA

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de

Jornalismo. O Controle da Mídia.   

Jornalistes da GloboNews


Este tópico é uma continuação do SOCIALISMO versus PETISMO publicado aqui no dia 14 de março deste ano. Lá ficou em aberto o que a Imprensa Oficial tem a ganhar com o Socialismo ou o Petismo no poder. Se você não leu ainda, dê uma olhada.   

É um erro dizer que os representantes da Imprensa sejam comunistas, apesar da flagrante militância em favor dos interesses da esquerda. Todos os donos de empresas jornalísticas são essencialmente capitalistas, ou não seriam os milionários que são. Ainda que se admita que todos os que estão no topo da pirâmide do socialismo são milionários, temos que entender que a Imprensa no Brasil não faz parte do topo da pirâmide.   

No Brasil a Imprensa desde os tempos do regime militar é tratada como uma simples concessão, um favor que o Estado lhes presta, e como tal depende do humor de quem esteja no poder para continuar existindo.    

Este entendimento foi mantido na Constituição de 1988 para proteção dos políticos e do Estado. Basta ver os canais oficiais de comunicação que recentemente tiveram de fechar as portas ou mudar a linha editorial em face à perseguição que sofreram, por não se alinhar ao discurso do regime atual.  

Como capitalistas que são, os donos de jornais vão buscar, na lei ou fora dela, condições de maximizar seus negócios e anular ou minimizar o alcance de seus concorrentes menos familiarizados com as regras do jogo e com quem dá as cartas. E se houver ameaça de mudança nas regras, serão os primeiros a apoiar quem lhes prometer manter o jogo como está, porque é assim como está que eles estão ganhando.     

A internet trouxe uma revolução no sistema de concessões do governo. Qualquer um com um celular e um chip de acesso nas mãos se tornou um potencial produtor de conteúdo informativo, independente da vontade dos governantes.  

No começo o Estado achou isso muito bom, porque julgou que deixaria de depender da propaganda gerada por essas concessões. Sim, porque controlar as concessões acaba custando muito caro ao governo. A propaganda de geradores de conteúdo independentes seria bem mais barata. Mas eles perderam o controle.     

Na medida em que muitos produtores de conteúdo perceberam que as críticas ao Governo tão raras nas concessões oficiais davam mais retorno financeiro, este tipo de conteúdo começou a dominar os canais não oficiais.   

Agora a mídia independente, que está se profissionalizando sem o controle central do Estado, tem dois grandes inimigos. O próprio Estado que não aceita ser criticado e a Imprensa oficial que tem sofrido perdas na arrecadação causadas pela concorrência dos produtores independentes, que fazem um sucesso relativamente maior considerando o tamanho do investimento.   

E por que a Imprensa Oficial é contra governos de direita?   

Os governos de direita são inerentemente a favor da iniciativa privada, e não farão nada contra a novidade da informação descentralizada. Enquanto os socialistas da esquerda tem verdadeira ojeriza a tudo que se diga privado. No socialismo tudo precisa depender de uma concessão do Estado e farão o possível para manter o controle da mídia.   

Então os donos dos grandes conglomerados jornalísticos apoiam governos de esquerda não porque morram de amores pelo comunismo. Mas porque não querem que mudem as regras do jogo onde só eles ganham. Para eles tanto faz o socialismo fabiano da "Social Democracia" ou o Petismo no poder. Desde que os protejam da concorrência.   

Paradoxalmente ao apoio que eles fazem abertamente ao socialismo, eles não querem viver em um mundo em que o poder da informação seja socializado.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

POLÍTICA - A GUERRA NA UCRÂNIA

  Quem será o maior derrotado no conflito na Ucrânia? Haverá vencedores? O que dizem os especialistas? Hoje, dia 15 de março de 2022, se com...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Blog

Postagens mais visitadas