. A Leitura Política do Gilmar A Leitura Política do Gilmar ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

A Leitura Política do Gilmar

Ouça a Narração

 

Ministro Gilmar Mendes

Bem vindo à Forja. Vamos falar da Leitura Política do Gilmar.

Em 2015 a Lava-Jato expandia o âmbito de suas investigações e, com base nas delações dos indiciados, ameaçava alcançar a todas as esferas federais onde esquemas semelhantes ao Petrolão estariam montados, envolvendo todos os partidos da base do governo que formariam uma grande e retroalimentada rede.   

Fosse para criar a sensação de que não havia ninguém inocente na classe política e que o Partido dos Trabalhadores não deveria pagar sozinho a conta da corrupção institucional que se espalhara desde o Mensalão, vários acusados envolveram em suas delações os nomes de políticos da pretensa oposição, com destaque para  Aécio Neves do PSDB. E os investigadores ameaçavam chegar lá também.   


Como se quisesse frear a sanha expansionista dos promotores da Lava-Jato, que prometiam passar a limpo o Brasil livrando-nos de todo o sistema corrupto do poder em Brasília, o Supremo Tribunal Federal decidiu limitar o alcance das investigações da Força Tarefa de Curitiba somente ao âmbito da Petrobrás no que a imprensa convencionou chamar de "fatiamento da Lava-Jato", impedindo que as investigações chegassem às outras estatais, iniciativa que teve o Ministro Gilmar Mendes como principal defensor.   


Nesse ínterim, convencidos pela argumentação técnica do Ministro Teori Zavascki, o STF havia decidido retornar à antiga jurisprudência de que a prisão dos condenados poderia ocorrer imediatamente após a confirmação da condenação em julgamento da segunda instância.  


A morte prematura de Teori Zavascki no entanto teve como consequência uma guinada radical naquele entendimento da Corte Suprema, quando a mudança do voto de Gilmar Mendes foi decisivo para a alteração que levou a soltura de Luis Inácio Lula, o da Silva, quando este já cumpria pena pela condenação no caso de corrupção no Triplex do Guarujá, enquanto aguardava o julgamento da segunda instância pela condenação no caso do Sítio de Atibaia.   

Em entrevista publicada na revista Valor no dia 6 de março, Gilmar Mendes confessou que se guiou pela leitura política que fez da configuração de todo o quadro (quando Jair Messias Bolsonaro era o Presidente da República) para fundamentar a mudança de seu entendimento sobre a questão da prisão em segunda instância, a mudança determinante para que Lula fosse solto.   

 

Leiam a confissão e tirem suas conclusões:   

 “A jurisprudência tradicional do Tribunal desde antes da Constituição de 1988 era de que, com a decisão de segundo grau, você podia mandar prender. Sempre foi assim. Em 2009, passou-se a entender que o texto constitucional exige o trânsito em julgado. E assim ficou. Na Lava-Jato, se construiu com Teori a ideia de que era possível rever aquilo, estabelecendo a possibilidade de antecipar a execução da pena. Com a configuração de todo o quadro, acabei fazendo uma leitura política e anunciei, na Turma, que não seguiria mais a jurisprudência e mudaria de posição quando o caso fosse levado ao plenário.”   Gilmar Mendes   

Leitura Política do Gilmar


Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

POLÍTICA - A GUERRA NA UCRÂNIA

  Quem será o maior derrotado no conflito na Ucrânia? Haverá vencedores? O que dizem os especialistas? Hoje, dia 15 de março de 2022, se com...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Blog

Postagens mais visitadas