. Economia - Um Quarto É Mais Que Um Quinto Economia - Um Quarto É Mais Que Um Quinto ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

Economia - Um Quarto É Mais Que Um Quinto

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja ... Vamos falar sobre Economia. Um Quarto É Muito Mais Que Um Quinto.     


Em 1720 eclodiu em Minas Gerais a Revolta de Vila Rica, também conhecida como a REVOLTA DO QUINTO.  

Mineradores e extrativistas de pedras preciosas se organizaram contra a decisão da Coroa Portuguesa de cobrar 20% (um quinto) de imposto sobre toda a produção dos empreendedores brasileiros.   

Além de considerarem a cobrança extorsiva, os manifestantes também acusavam aos agentes do governo da prática de corrupção e invadiram as casas e prédios da administração pública para protestar. 

 

O então Governador da Província das Minas Gerais, o Capitão-Mor Pedro Miguel de Almeida Vasconcelos entrou em negociações com os líderes da manifestação, dizendo que entendia e achava as reinvidicações razoáveis, e que logo levaria as reclamações ao conhecimento da Coroa Portuguesa.   

Na verdade, Pedro Vasconcelos havia pedido reforços de outros estados e estava ganhando tempo para arregimentar o efetivo suficiente para sufocar a manifestação, o que veio a acontecer em julho daquele ano.   

Os manifestantes foram presos, condenados a morte na forca e seus corpos foram esquartejados e pendurados nas vias e praças públicas da Província.   

Agora, no final de 2023, sob o governo de Luis Inácio, foi aprovada pelo Congresso uma proposta que pretende substituir todos os impostos federais por uma alíquota única de 25% (um quarto) sobre tudo o que for produzido, comprado ou vendido no país, alíquota esta que já é considerada como a maior do mundo em todos os tempos. Nem a Coroa Portuguesa teve coragem de fazer algo tão audacioso.   

Para quem não é bom de contas, um quarto de tudo o que se produz é bem mais abusivo que o já escorchante quinto que deu origem àquela revolta lá em 1720.   

Curiosamente as mídias tradicionais, que são sustentadas com o desvio de impostos, sob a desculpa de fazer propaganda oficial do governo, não disseram uma palavra contra essa proposta, a não ser para elogiar a iniciativa do governo.   

Será que nossos Ministros do STF e o Ministro da Justiça iriam nos mandar prender, matar enforcados e esquartejar como foi feito no passado, se nos revoltássemos contra esta proposta indecente, sob a acusação de tramar contra a "democracia inabalada" do Lula?   

Mesmo que não chegassem a tanto, podemos ter certeza de que no mínimo 17 anos de prisão já estariam garantidos. Não é bom duvidar de nada, porque afinal, o conhecimento da História existe para entendermos o que acontece no  presente.   

Um Quarto É Mais Que Um Quinto

Compartilhe:

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado!😎 Seja bem-vindo à nossa fornalha. Rsrsrs!😊
      Amanhã teremos novidades no Blog. Não deixe de nos acompanhar

      Excluir

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

POLÍTICA - A GUERRA NA UCRÂNIA

  Quem será o maior derrotado no conflito na Ucrânia? Haverá vencedores? O que dizem os especialistas? Hoje, dia 15 de março de 2022, se com...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Blog

Postagens mais visitadas