. CIÊNCIA - A INTELIGÊNCIA ANIMAL NO BRASIL CIÊNCIA - A INTELIGÊNCIA ANIMAL NO BRASIL ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

CIÊNCIA - A INTELIGÊNCIA ANIMAL NO BRASIL

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Ciência. IA no Brasil é Inteligência Animal.

   

 

IA - Inteligência Animal

No dia 8 de abril O presidente Luís Inácio virou "meme" nas redes sociais após dizer em tom de pilhéria que "não há necessidade de investimento [do governo] na Inteligência Artificial quando existe tanta gente inteligente no país". Disse isso um dia depois de ter acontecido a reunião da  Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), órgão subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, quando se tratou especificamente de investimentos na área de Inteligência Artificial.   

A frase aparentemente sem nexo e despropositada dita pela velha raposa poderia ser um recado velado a um desafeto recém descoberto.   

Dois dias antes, na madrugada do dia 6 de abril, Elon Musk usou o X para fazer uma pergunta ao perfil do Ministro Alexandre de Moraes que desencadeou a treta entre os dois sobre a questão da censura ao X/Twitter que estaria atrapalhando os negócios do empresário no Brasil e colocando seus funcionários em situações constrangedoras ante o poder judiciário.   

Há um ano Elon Musk lançou a "startup" x-AI Corp, que pretende no curto prazo desenvolver um sistema de Inteligência Artificial que pode rivalizar com o Chat-GPT da OPenAI, principal empresa no mercado nesta tecnologia.   

Desde então empresário está em busca de investidores interessados. No Brasil o mercado de investimentos em tecnologia de ponta é incipiente, havendo potencial de crescimento nos próximos anos. No entanto os grandes investidores brasileiros estão desacostumados de assumir os riscos próprios dos grandes empreendimentos e só o fazem quase que exclusivamente quando tem garantias de aporte do governo, dependentes das políticas de fomento através dos bancos estatais.   

Além disso, o visionário de Elon Musk confidenciou que o maior desafio para o desenvolvimento da Inteligência Artificial seria a capacidade de produção da energia elétrica necessária para fabricar os delicados componentes. No Brasil temos a maior planta produtora de energia limpa renovável do planeta, o que por si só justificaria o interesse em se estabelecer aqui uma dessas fábricas.   

Mas a fala de Lula ameaça melar essas possíveis intenções.   

Ato contínuo ao pronunciamento do Presidente, no dia 10 de abril, ainda em meio a polêmica entre Alexandre de Morais e Elon Musk que ameaça lançar luz sobre a lisura das eleições de 2022, a Ministra Luciana Santos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação participou de reunião na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT), presidida pelo Senador Carlos Viana.   

Nesta reunião a Ministra cobrou dos parlamentares celeridade na tramitação da proposta de regulamentação da Inteligência Artificial (PL 2338/2023 de autoria do Senador Rodrigo Pacheco e sob a relatoria do Senador Eduardo Gomes), que pode criar dificuldades para a entrada das novas empresas de tecnologia no mercado brasileiro.   

A inteligência animal que orienta os preconceitos de nossos políticos contra a Inteligência Artificial podem condenar o Brasil ao atraso tecnológico por décadas, ainda por causa de birras que visam a auto proteção de autoridades envolvidas em escândalos de manipulação. Ou como poderiam regulamentar algo que não têm a menor ideia de como funciona, nem de seu potencial para o bem ou para o mal?    

Lula afinal, com seus discursos despropositados, não é o estúpido que muitos imaginam. Talvez ele se revele ser muito pior que isso. E Elon Musk pode ter muito mais interesses em jogo que os problemas com a liberdade de expressão dos brasileiros nos #TwitterFiles. Interesses que envolvam cifras na casa dos bilhões de dólares.   

Ciência IA inteligência animal

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

POLÍTICA - A GUERRA NA UCRÂNIA

  Quem será o maior derrotado no conflito na Ucrânia? Haverá vencedores? O que dizem os especialistas? Hoje, dia 15 de março de 2022, se com...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas